O dia do pai é uma das celebrações anuais mais esperadas por todos, especialmente aqueles que já tiveram o privilégio de colocar no mundo um descendente e assim celebrar esta data de forma diferente. Apesar de não ser necessário ser pai para a festejar, já que sendo filho é também um celebração pessoal e familiar, é muito mais vantajoso para quem já teve este fantástico privilégio.
Esta é uma data fixa, comemorada em dias diferentes em cada zona do mundo. No que diz respeito a Portugal, este dia é comemorado a dia 19 de Março, dia em que se celebra o dia de São José, um santo popular da igreja católica, marido de Maria e pai de Jesus Cristo.
A origem deste dia é baseada em duas histórias completamente distintas, uma delas afirma que o dia surgiu em 1909, com a filha de um militar que ansiava homenagear e admirar o seu pai, criando um dia especial para o fazer. Por outro lado, conta-se que este dia surgiu em 2000 A.C com a dedicação de uma placa em argila por parte de um jovem rapaz que queria desejar saúde, felicidade e anos de vida ao seu maravilhoso e amado pai.
Qualquer que seja, realmente, a sua verdadeira origem, o que interessa é que este dia surgiu com a principal intenção de homenagear e presentear os pais. Em termos práticos, manda a tradição que sejam os filhos a juntar a família neste dia, incluindo todos os pais da família, oferecendo presentes simbólicas (músicas, trabalhos manuais, poemas, desenhos, etc.) que geralmente são criados nas escolas para este dia em especial.
Além de Portugal, existem outros países que aderiram a este fantástico dia, comemorado no dia 19 de Março, como é o caso de Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein. Porém, outros países como é o caso do Brasil, comemora o dia do pai a 12 de Agosto.
[…] Dia do Pai é muito mais do que um dia especial para oferecer presentes aos progenitores, é um dia cheio de […]